77 Símbolos de Marcas mais Famosas do mundo

A partir dos símbolos de marcas, somos capazes de identificá-las com uma maior facilidade, entendendo aquilo que representam e até mesmo desbloqueando memórias. Assim, separamos abaixo as mais famosas delas, te explicando melhor sobre essas simbologias, confira:

Símbolos de Marcas de Carro

Entre brasões e letras, os carros são um dos itens mais marcantes de acordo com os símbolos de sua marca. Entenda sobre os principais deles:

BMW

A presença das letras azul e branco no símbolo da BMW se deve ao intuito de homenagear o estado alemão de Baviera, local de fundação da marca que inicialmente era aliada a Rapp Motoren Werke, tendo mantido o formato redondo de sua logo.

Audi

Formado por quatro argolas, o símbolo da marca Audi faz alusão às 4 empresas que participaram de sua fundação: Horch, DKW, Audi e Wanderer. Elas se uniram ainda em 1932, na Alemanha, e desejaram representar a união na logo escolhida.

Chevrolet

Entre uma das marcas de carros mais conhecidas, a Chevrolet optou por um símbolo similar ao formato de cruz. A inspiração, de acordo com o próprio cofundador da marca, veio de um papel de parede visto em Paris.

Ferrari

Famosa e requintada, o símbolo da Ferrari já é bem conhecido, mas nem tanto o seu significado. A história é bem interessante e a razão da presença do cavalo foi uma visita de Enzo Ferrari a mãe de Francesco Baracca, famoso aviador italiano que sempre mantinha um cavalo no painel do seu avião.

Nesse encontro, a senhora o indicou o uso do cavalo, afirmando que ele lhe traria sorte.

Citroën

O símbolo da Citroën, por sua vez, é formado por duas letras V aspirando para o alto, uma representação de engrenagens helicoidais que foram patenteadas pelo próprio fundador da marca.

Fiat

Similar a um escudo, não existe grandes histórias por trás do símbolo da Fiat, que apenas buscou para o seu design um visual capaz de transmitir modernidade.

Ford

Já a Ford tem a grafia do nome presente no símbolo da marca escrita pelo seu próprio fundador, o Henry Ford.

Hyundai

Iniciada com a letra H, a marca Hyundai dá destaque para essa letra em seu símbolo, que também pode ser lido como a representação de duas pessoas apertando as mãos, transmitindo confiança ao consumidor.

Cadillac

A ligação ancestral explica a logo do carro Cadillac, já que esse teria sido o brasão usado por Antoine de la Mothe, supostamente ligado a estrutura familiar do fundador da marca.

Honda

Além da Hiunday, outra marca dá destaque a inicial do seu nome, se trata da Honda. Com linhas grossas, a ideia é passar a ideia de resistência e qualidade, além de poder.

Símbolos de Marcas de Roupa

As roupas de marca também nunca saem de destaque, causando consumismo em alguns casos mas também interesse a partir dos seus símbolos.

Lacoste

Voltada para um público esportivo e jovem, o símbolo da Lacoste é um jacaré, animal que sorri e passa a impressão de algo moderno e descolado.

Versace

Com base na representação da Medusa, a logo da Versace traz consigo o sentido da vaidade.

Levi’s

Jovial, a Levi’s tem o vermelho como sua maior característica, o que demonstra a paixão pelo movimento e modernidade.

GAP

Com um visual simples mas muito intuitivo, a impressão causada com a logo da GAP é a de modernidade e casualidade, impressões que dialogam bem com o público mais jovem.

Burberry

A Burberry é uma marca de roupas de alto padrão, tendo um cavaleiro em impressão de movimento como seu símbolo, o que denota honra e sentimento de nobreza.

Zara

Com letras que se fundem uma nas outras, o símbolo da Zara é muito voltado para a moda, chegando a se assemelhar com o design da Vogue.

Calvin Klein

Já o símbolo da Calvin Klein foi pensado a partir da ideia de monograma, onde as iniciais da marca aparecem em destaque, seguidas pelo seu nome completo.

Prada

Simples e elegante, a ideia transmitida pela escolha de símbolo da Padra é de exclusividade e sofisticação, revelando ainda uma forte ligação com a moda.

Napapijri

A bandeira que aparece na marca Napapijri é a da Noruega, país onde a marca foi inicialmente desenvolvida.

Columbia

O símbolo da Columbia, por sua vez, remete a um Losango formado por divisões que lembram tecidos dobrados, passando a impressão de qualidade dos fios das peças produzidas pela marca.

Símbolos de Marcas de Cerveja

A cerveja é uma grande paixão nacional no Brasil, chamando atenção também em grande parte do mundo. Assim, é interessante entender melhor seus símbolos também.

Amstel

A Amstel é uma cerveja de origem holandesa, e como forma de representar isso a partir de Amsterdã, a capital do país, há a simbologia de dois leões brancos em seu rótulo, animais que fazem menção a cidade.

Heineken

Na tradição europeia, havia a ideia de que a presença de uma estrela poderia ser capaz de proteger a produção, fazendo com que ela desse certo e retornasse bons rendimentos. Assim, o símbolo é ainda hoje usado pela Heineken.

Budweiser

Já o que marca a Budweiser é o excesso de textos em sua logo, que quando traduzidos falam da singularidade da cerveja, além de explicar alguns de seus processos.

Stella Artois

A cerveja Stella Artois é uma criança original da cervejaria Den Hoorn, localizada na Bélgica. O curioso é que Den Hoorn significa “A corneta”, o que explica o símbolo presente na parte superior de seu rótulo.

Beck’s

Já o detalhe que marca a cerveja Beck’s é a presença de uma chave em seu design. Na verdade, o símbolo é uma inversão do brasão original da cidade Bremen, local de fundação da bebida.

Sol

Originária do México, a cerveja Sol foi criada em um dia ensolarado, hipótese muito divulgado. Mas é claro, também podemos pensar no Marketing relacionado ao seu nome.

Guinness

Enquanto isso, o detalhe mais icônico da marca Guinness, o que parece incomum mas se explica como uma homenagem a Dublin, na Irlanda, onde está a Brian Boru’s Harp, instrumento raro de origem medieval.

Dos Equis

Em primeiro momento, essa cerveja foi nomeada de Siglo XX (Século XX), sendo ainda hoje mantida a presença de dois X em sua logo.

Newcastle Brown Ale

Repleta de conquistas e homenagens em seu rótulo, essa cerveja faz menção ao seu local de fundação e também a produção de cerveja local, a partir da estrela de 5 pontas que representa as 5 cervejarias de Newcastle, na Inglaterra.

Kronenbourg 1664

As faixas vermelhas nesse caso simbolizam o brasão de Strasbourg, cidade pertencente a França, local onde essa cerveja foi produzida em primeiro momento.

Símbolos de Marcas de Relógios

Os relógios, por sua vez, costumam apresentar símbolos mais intimistas, para que caiam bem no design de diferentes produções.

Omega

Omega é uma marca famosa de relógios que surgiu na Suíça, tendo se tornado os seus modelos os cronômetros oficiais das Olímpiadas ainda em 1932. Com requinte e elegância, sua logo é também um grande símbolo.

Rolex

A Rolex está entre os modelos mais sofisticados de relógios, marcando isso com a presença de uma coroa acima de seu nome, representando também a sua exclusividade.

Panerai

Com modelos que podem ultrapassar o valor de 500 mil reais, a Panerai é uma marca sofisticada, que preza pelo minimalismo em seus símbolos, bem como em grande parte dos modelos produzidos.

Hublot

Já a marca Hublot não é tão minimalista assim, tendo uma logo em fonte simples para que possa ser facilmente inserida em modelos mais sofisticados.

Jaeger-Lecoultre

O símbolo da Jaeger-Lecoultre, por sua vez, foi pensado para representar durabilidade e qualidade, fazendo assim valer a pena os valores implicados em seus relógios, que podem chegar a 372 mil dólares.

Cartier

Voltada tanto para relógios quanto para jóias em geral, a Cartier tem em seus relógios um design quadrado, diferencial moderno que a marca.

Calvin Klein

A Calvin Klein já foi citada aqui como relevante marca de roupas, e nos relógios mantém o foco em suas iniciais como símbolo.

Seiko

O alinhamento perfeito é o que chama atenção no desing do Seiko, que tem o I do seu nome perfeitamente alinhado com o nome da marca no símbolo.

Montblanc

Já a localização da logo da marca Montblack chama atenção, geralmente sendo inserida lateralmente em uma fonte moderna.

Tommy Hilfiger

A marca em questão tem origem nos Estados Unidos, e assim mantém os tons da bandeira do país em seu símbolo: Vermelho, branco e azul.

Símbolos de Marcas de Sapatos

Adidas

A presença de listras na logo da Adidas passa a impressão de confiabilidade. Outro detalhe é a folha que forma sua logo, uma homenagem aos três continentes onde a marca era vendida no momento de sua criação.

Nike

Criado ainda em 1971, o símbolo da Nike nos permite identificar a marca de longe. A representação é ligada a asa presente na estátua de Nike, nome dado a deusa grega representante da vitória.

Crocs

Criados inicialmente para servirem como sapatos para velejadores, os Crocs são simbolizados pelo Jacaré por conta da anatomia dos calçados que quando vistos de lado remetem a forma física do focinho de um crocodilo.

Jimmy Choo

Já a Jimmy Choo é uma marca de sapatos de luxo, dessa forma sua simbologia usa de fontes mais sofisticadas mas ao mesmo tempo simples, revelando sofisticação.

Christian Louboutin

O mesmo acontece com Christian Loubotin, apesar de que nesse caso a curvatura da fonte também é capaz de revelar modernidade e adaptação.

Reebok

O próprio nome Reebok faz menção a um antílope de origem africana, assim o seu símbolo também busca transmitir a ideia de movimento e agilidade.

Louis Vuitton

Já para a simbologia da marca de alto padrão Louis Vuitton, há a sobreposição das letras L e V, inicias da marca que também serve de estampa para as peças produzidas.

Vizzano

O destaque para o V, inicial do nome Vizzano, reflete nesse caso a autenticidade da marca, além de seguir uma grafia muito alinhada com os padrões da moda.

Moleca

O símbolo da Moleca é simples, e traz o próprio nome da marca. A ideia que deseja transmitir é de conforto e acessibilidade de acordo com a fonte usada e o pouco espaçamento entre as letras.

Símbolos de Marcas de Chocolates

Ferrero Rocher

A tonalidade da fonte escolhida para o Ferrero Rocher não é por acaso, já que o marrom tem um forte apelo ao chocolate. Além disso, a embalagem dourada dos bombons é uma de suas características mais marcantes.

Lindt

Já a marca Lindt apresenta a fonte em tom dourado, apresentando algo exclusivo e sofisticado. Além disso, o símbolo presente ao final do nome evidencia sua tradição.

Nestlé

A ideia da Nestlé surgiu a partir do próprio fundador da marca, Henri Nestlé. Na logo, por sua vez, percebemos a forte presença do vermelho, que chama atenção nas prateleiras e também causa aproximação com o público.

Lacta

Na atual logo da marca Lacta, percebemos a presença de um L mais alongado, o que sugere ao consumidor a impressão de um sabor duradouro e delicioso.

Kopenhagen

A princípio a marca buscou se alinhar com o público infantil e ainda hoje mantém essa ideia, mas se abriu a novos públicos e passou a demonstrar cada vez mais sofisticação.

Cacau show

Algo que marca muito o símbolo da Cacau show é a presença de estrelas que representam ideias da marca, são eles: visão, disciplina, pés no chão, aprendizado, inovação, valorização das pessoas e paixão.

Hershey’s

Assim como ocorre com muitas marcas, o logotipo da Hershey’s está ligado ao seu fundador, mas ainda podemos citar o design com linhas grossas que passa a impressão de qualidade.

Milka

O símbolo da Milka é uma vaca, animal que representa um leite de qualidade na receita do chocolate produzido pela marca.

Garoto

Uma logo divertida e chamativa marca o simbolismo da marca Garoto, que possui uma faixa curva em sua base para um destaque ainda maior.

Arcor

Com o traço do A se alongando para cima, a marca Arco demonstra ascensão e progresso em seu símbolo, dando a ideia de produtos inovadores em sabor.

Talento

Básica e harmônica, a marca Talento revela um design clássico, o que tende a agradar seu público alvo e ir além da ideia de que chocolate é apenas para crianças.

Símbolos de Marcas de Lanchonetes e restaurantes

McDonald’s

Ligado a sensação de satisfação e também remetendo a infância, o logo do MC Donald’s faz referência aos seios da mulher em formato invertido.

Bob’s

Já o visual mais simplista do Bob’s busca passar a impressão de uma marca de alimentação artesanal, sem tantos aditivos quanto o comum.

Burger King

O nome Burger King aparece dentro de um pão na logo, remetendo automaticamente a uma rede saborosa de alimentação.

Subway

A Subway, por sua vez, possui setas em sua simbologia, o que tem ligação com o próprio nome do termo que tem origem no idioma inglês e significa metrô.

KFC

O nome KFC se refere a Kentucky Fried Chicken (Frango Frito de Kentucky), e traz destaque para a figura de um senhor que na verdade é o fundador da marca,  Coronel Sanders.

Pizza Hut

O símbolo de destaque na logo do Pizza Hut é um chapéu, item que não está diretamente ligado ao mercado alimentício mas reflete proteção e conforto, aconchego.

Domino’s

Os pontos presentes na pedra de Dominó, símbolo da rede Domino’s, fazem menção as três lojas que a rede possuia aberta ainda em 1965, ano de criação do design.

Starbucks

Representada por uma sereia, a marca Starbucks traz a simbologia de atração dessa figura mitologia, buscando de fato atrair os grandes amantes de café.

Outback

Com um conceito de alimentação muito voltado para o consumo de carnes, a rede Outback tem um traço mais grosseiro em sua fonte, mostrando um sabor forte e imponência.

Giraffas

As girafinhas presentes no símbolo dessa rede de alimentação tem um forte apelo com as crianças, que em grande parte gostam dela.

Símbolos de Marcas de Lojas

Amazon

Mesmo que seja similar a um sorriso, o verdadeiro sentido por trás do símbolo da Amazon é uma seta que vai de A a Z, mostrando que tudo pode ser encontrado nela.

Carrefour

Remetendo a duas setas, a logo do Carrefour tem suas cores associadas a bandeira francesa, origem dessa rede muito famosa.

Apple

Já a Apple optou por representar a marca com uma maçã pela representação de que esse seja o fruto do conhecimento com base na narrativa bíblica de Adão e Eva.

Yamaha

No símbolo da Yamaha, por sua vez. estão três diapasões, item voltado para a afinação de instrumentos musicais que com essa disposição visual para a nos remeter a um Y.

Chanel

A logo da Chanel conta com duas letras C entrelaças, uma forma de remeter e homenagear a própria fundadora da marca, Coco Chanel.

Hering

O nome Hering tem origem no idioma alemão e significa arenque, espécie de peixe que com dois exemplares acaba por formar a simbologia da marca.

Pontofrio

Por fim, vemos o Ponto Frio que traz a figura do pinguim como seu grande símbolo. A forma de representar o animal é ainda muito inovadora.


2023.01.21