SEO – Marketing Digital para Otimização de Pesquisa

O significado de SEO é Search Engine Optimization. O SEO reúne técnicas de marketing digital para fazer com que um site fique em uma boa posição no Google, ultrapasse seus concorrentes e atraia mais visitantes com o uso das palavras-chaves mais pesquisadas, dentre outros fatores.

O SEO leva em consideração fatores internos das páginas (fatores On-Page) e fatores relacionados à construção de links (Off-Page).

Ele te ajuda, por exemplo, a escolher o título de uma página, o domínio e a URL do arquivo e a analisar todo o seu conteúdo, além de verificar o número e a qualidade dos links externos.

Quais são as Ferramentas do SEO?

As ferramentas do SEO são inúmeras, mas algumas plataformas merecem atenção especial, como aquelas que ajudam na busca de palavras-chaves que não devem faltar em uma página e que são totalmente gratuitas:

  • Google Trends

Google Trends te ajuda a reunir todas as informações mais procuradas sobre um determinado tema ou palavra-chave, além de ter a função de comparar até 5 palavras de uma só vez e mostrar qual é a mais pesquisada.

  • Übesuggest

Ao digitar uma palavra-chave no Übersuggest ele te dá uma lista completa de todas as possíveis buscas relacionadas a essa mesma palavra de A à Z.

  • Keyword Planner

Apesar de ser uma ferramenta de compra de mídia, o Keyword Planner pode te dar uma noção geral do volume de pesquisas de qualquer palavra-chave e te ajudar a encontrar outras baseadas nas que você já tem. Você também poderá conferir nessa ferramenta o grau de competitividade das palavras-chaves.

Outras ferramentas de SEO servem para otimizar os fatores on-Page (diretamente dentro da página). São elas:

  • Screamingfrog

Otimiza URL’s e imagens, identifica erros de rastreamento e páginas que não estão indexadas, localiza e avalia conteúdos, links internos e externos, detecta conteúdo plagiado ou duplo, entre outras funções. É disponível em versão gratuita e paga.

  • Google Search Console

Notifica punições e avisos importantes. É uma ferramenta gratuita.

  • Google Page Speed

Como o próprio nome já diz, o Google Page Speed otimiza a velocidade de uma página e mantém o seu usuário informado sobre a necessidade de aumentá-la. A ferramente é gratuita.

Há também as ferramentas de SEO para as análise Off-page (construção de links):

  • Majestic SEO

Faz análise de URL’s, vê o histórico e a diversidade de perfil de links, além de saber exatamente o texto âncora de cada um deles, dentre outras funções direcionadas à construção de links. Majestic SEO está disponível na forma gratuita, mas limitada, e na forma paga, totalmente completa.

  • Ahrefs

Ahrefs trabalha da mesma maneira que a Majestic SEO, mas só está disponível na versão paga.

  • Open Site Explorer

Verifica a autoridade de uma página e de um domínio, além de fornecer dados cruzados com o Facebook, Twitter e Google Plus. Open Site Explorer pode ser utilizado na versão gratuita ou paga, com diferença de limitação entre elas.

Outras ferramentas importantes são aquelas que rastreiam a posição de uma página:

  • SEMrush

Com essa ferramenta paga você visualiza a taxa de melhoramento de posições e pode adicionar novas palavras-chaves quando quiser, além de outras funções.

  • Pro Rank Tracker

Seu trabalho é todo relacionado ao monitoramento do posicionamento de palavras-chaves. Pro Rank Tracker é uma ferramenta paga e serve não só para o Google, mas também para o Bing e o Yahoo.

  • WebXtool

Analisa gráficos, históricos de posições e acompanhamento de rankings. É disponível na versão paga e totalmente completa, mas também pode ser usada de forma limitada na versão gratuita.

As ferramentas do SEO não se restringem apenas às que foram listadas aqui. Há centenas delas para ajudar a otimizar o seu tempo e o seu trabalho, fornecendo-lhe dados em gráficos e listas completas de monitoramento e novas opções de palavras-chaves, além de outras funções para fazer com que o(s) seu(s) site(s) chegue ao topo!


Em: Siglas,
2017.06.05