O Que Significa a.C. e d.C.?
As abreviações “a.C.” e “d.C.” significam, respectivamente, “antes de Cristo” e “depois de Cristo”. São encontradas principalmente em livros de História ou documentos históricos, além de serem muito comuns na Bíblia.
Os termos “antes de Cristo” e “depois de Cristo” foram criados para separar o calendário em duas eras diferentes. O termo a.C. refere-se à era antes do Cristo ter nascido. O termo d.C. refere-se à era que começou com a contagem do calendário a partir do ano em que Cristo nasceu, considerado o ano 1.
Para que as abreviações a.c. e d.c. são utilizadas?
São usadas, na maioria dos casos, para simbolizar a passagem de uma era para outra, afim de explicar acontecimentos que ocorreram nesse período.
Exemplo:
- Roma surgiu em 753 a.C. (simboliza que Roma foi fundada 753 anos antes do início do nosso calendário);
- O Império Romano caiu em 476 d.C. (significa que o Império Romano foi destruído já no nosso calendário, no ano de 476).
Outras Formas de Abreviação
Há ainda alguns livros e bíblias que não usam as siglas a.C. e d.C., geralmente por pertencerem às religiões e autores majoritariamente não-cristãos.
Nesses casos, as abreviações utilizadas são E.C., para Era Cronológica (d.C.) e A.E.C., para Antes da Era Cronológico (a.C.).
AC/DC – Banda
AC/DC é uma banda de rock australiana e seu nome não tem relação com os significados das abreviações a.C. e d.C.
A origem nome pertence ao inglês e é curiosa: significa “Alternating Current/Direct Current”, que significa, em português “Corrente Alternada/Corrente Contínua”.
Angus e Malcolm, integrantes da banda, teriam achado esse nome em uma placa existente atrás de uma máquina de costura de sua irmã, Margaret Young.
Leia também: